Um Só Coração e Uma Só Alma

QUEM SOMOS

 

 

Não dá para entender a Congregação CICM sem se referir à China des anos 1850. A china dos anos 1850 era um país pobre. os imperadores, os ricos e os mandarinhos intelectuais exploravam os camponeses pobres. A inundaçâo frequentes destruíam as colheitas. A seca e a fomo matavam milhares des Chineses. Ladrões e bandidos aterrorizavam a população. As maninas récem-nacidas eram abandonadas na rua.

Um jovem padre Belga, Teófilo Verbist, um capelâo da escola militar em Bruxelas, era também o diretor nacional do Obra da Santa Infância ( uma organização ca~´olica para ajudar as crianças órfão na China). Ele sonhou como a China. um sonhou Louco! um sonhou de fé e de compromisso.

Teófilo Verbist compatilhou o seu sonhou com mais três colegas padres. Quiseram partir para a China. os estatutos foram aprovados no dia 28 de Novembro de 1862. assim nasceu a Congregação do imaculado coração de Maria, na periferia de Bruxelas: Scheut.

Depois de muitas dúvidas, incertezas e dificuldades, três sacerdotes mais um leigo, viajaram para a China em 1865, entre eles, o fundador Teófilo Verbist.

50 Anos De Presença Missionária No Brasil

No dia 12 de Agosto os 4 primeiros missionários chegaram: Egidio Camerlynck, Rik Dominicus (Henrique), Raf Dhondt (Rafael) e Piet Geurts (Pedro).

Antes de embarcarem para o Brasil, duas atitudes básicas lhes eram propostas: primeira, muita paciência e grande abertura para a realidade. A outra atitude recomendada se referia a bagagem ideológica do grupo, fortemente inspirado pela época conciliar e os grandes ideais dos superiores que os enviavam:Renovação. O grupo foi enviado para "Renovar" a pastoral catequética, litúrgica, comunidades e equipes sacerdotais, ambientes populares ( periferias), former leigos para substituir a falta dos padres, tanto na paróquia do que no ambiente interlectual e universitário, pensar na pastoral vocacional e aceitar jovens bresileiros na congregação-cicm.

Desde aquele ano até hoje 112 missionários CICM e 41 missionários ICM foram enviados para o Brasil.

Nestes 50 anos CICM tem estado missionariamente presente em várias diocese: Nova Iguaçu, Volta Redonda ( RJ), Itabira-Coronel Fabriciano ( MG), Marabá (PA), Bradança (PA), Itaguaí ( RJ), Coronel Procópio ( PR) e São Luís do Maranhão ( MA).

Atualmente, estamos presentes em Nova Iguaçu, Itabira-Coranel Fabriciano, Belo Horizonte, Almenara, Belo Horizonte e Ipatinga

A Partir de 1 de Julho 2012, o Brasil deixou de ser provícia e é uma entidade de nova província que engloba Brasil, Guatemala, Haiti, México e Republica Dominicana. LAC é o nome da nova província.

Desde 1980 entraram na congregação 14 brasileiros. 5 são ordenados e trabalham nas Filipinas, e 1 esta terminando seus estudos. Atualmente temos 3 pre-novicos estudando em Belo Horizonte

 

               Um Só Coração e Uma Só Alma

Somos enviados às nações para anunciar a boa Notícia do reino, sobretudo onde a noosa presença missionária é mais necessária, especialmente nos lugares onde o evangelho ainda nào é conhecido ou nào mais vivido. deixamos nosso país de origem para proclamar  a salvação como o grande Dom de Deus que liberta de todo tipo de opressão e divisão. 

Como missionários de várias raças e culturas, vivemos e trabalhamos junto como Irmãos, em meio ao povo a que fomos enviados. A realidade concreta deste povo será sempre o nosso ponto de referência. Na convivência fraterna numa comunidade CICM.

© 2013 All rights reserved.

Make a free websiteWebnode